Na verdade, aqui, aqui e aqui, eu já havia discutido temas relacionados a IAM e SOA. Os "posts" seguintes têm como objetivo descrever um pouco melhor a relação entre esses dois assuntos.
Desde o início, gostaria de salientar que ambos os projetos, SOA e IAM, deveriam ser conduzidos separadamente com um horizonte de sinergia entre ambos. Idealmente, o projeto SOA seria responsável pela implementação de serviços de negócio enquanto o projeto IAM ficaria com a oferta de serviços de segurança.
Resumindo:
- Projetos IAM possuem vida própria e oferecem um conjunto de serviços de segurança a serem consumidos por quaiquer classes de sistemas, SOA ou não.
- Projetos SOA também possuem vida própria e são mais um dos potenciais consumidores das funcionalidades implementadas pelo sistema IAM.
Dentro do espectro de IAM, um bom início é a arquitetura de referência definida pelo Burton Group. A imagem abaixo está em diversos documentos produzidos por ele, incluindo referências externas como esta palestra realizada em Outubro 2009.

Como se vê o espectro funcional é bastante amplo envolvendo diversos temas como:
- Aprovisionamento de Usuários
- Autenticação e Autorização de Usuários
- Sincronismo, replicação e/ou virtualização de dados de Usuários
- Auditoria dos processos realizados
- Definição de Federação
- Gerenciamento de Perfis de Usuários ("Enterprise Role Management")
- "Compliance" de Identidades
- Gerenciamento de Granularidade Fina dos Atributos de Usuários ("Entitlement Management")
Nenhum comentário:
Postar um comentário